A expectativa de ticket médio é de R$ 278,20, totalizando movimentação financeira de R$ 189,9 milhões
Publicação: 10/12/2024
As vendas do final de ano deve ser 5,5% maior neste ano se comparado com 2023, no comércio da Capital, de acordo com levantamento feito pela CDL Campo Grande. No ano passado foram R$ 180 milhões, e em 2024 passou para R$ 189,9 milhões.
A expectativa de ticket médio é de R$ 278,20, enquanto no ano passado o ticket médio foi de R$ 260. Neste caso, a variação é de 7%.
Para o presidente da entidade, Adelaido Vila, o horário estendido no comércio é um dos responsáveis em ajudar nesse incremento.
“Com o aumento dos horários de funcionamento, teremos uma participação cada vez maior do público que sai as compras para a principal data de presentear, que é o Natal. A expectativa para esse ano é de um crescimento de até 7% nas vendas referente ao ano passado”, destacou.
O levantamento foi feito com 210 consumidores, nas sete regiões de Campo Grande, entre os dias 4 e 9 de dezembro.
Dos entrevistados, 68% responderam que pretendem dar presentes; 21% não podem dar presentes (crescimento em 15% frente 2023); 6% não sabem se darão presentes; e 5% não tem o hábito de dar presentes.
Dos que pretendem presentear, 71% querem comprar em loja física; 14% no mercado online; e 15% não sabem. Destes, 33% querem dar presentes do setor de vestuário; 29% calçados; 12% perfumaria e 26% não sabem ainda.
Empresas
A expectativa de vendas para o Natal está ótima para 42%; boa para 22% dos empresários; regular para 10%; ruim para 9%; e 27% não sabem.
Em comparação ao ano passado, 13% dos empresários acreditam que vão vender mais de 50%; 8% de 30% a 50%; 6% de 20% a 30%; 18% dos empresários de 15% a 20%; 21% de 10% a 15%; 26% até 10% a mais.
O maior desafio das vendas no Natal é a queda no poder de compra do consumidor para 38% dos lojistas; endividamento do consumidor para 28%; concorrência com o e-commerce para 18%; e engajamento do time para 10%.
Dicas
Queda no poder de compra dos consumidores
- Divulgue ofertas verdadeiras e atrativas em produtos de entrada, que funcionam como “iscas” para trazer consumidores à sua loja, sejam físicas ou online;
- Revise o sortimento de produtos. Introduza e dê destaque a produtos mais acessíveis, ajustando a oferta para itens de ticket médio ou baixo, que se alinhem melhor ao orçamento dos consumidores;
- Construa ofertas agressivas em produtos populares e essenciais, atraindo até o público mais cauteloso e disposto a gastar menos;
- Crie descontos progressivos para aumentar o volume de vendas, onde o cliente obtém mais desconto quanto maior o volume de compra.
Forte concorrência com o e-commerce
- Entenda quais mídias seu cliente navega, construa ou aprimore seu relacionamento digital. Somente dessa forma você vai conseguir competir diretamente com grandes players online;
- Diversifique suas campanhas de tráfego pago em várias plataformas — Google Ads, Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp. Cada canal deve ter criativos distintos e adaptados ao público-alvo de cada plataforma. De modo geral os profissionais de mídia social têm o hábito de trabalhar apenas as mídias da sua geração que nem sempre correspondem com a geração do seu cliente;
- Influenciadores locais que falem com o seu público, podem aumentar a credibilidade e a visibilidade da sua marca durante o período. Negocie pacotes de posts ou lives diretamente da loja para criar engajamento em tempo real;
- Fique atento em dar respostas rápidas nos novos canais criados. De modo geral as empresas criam canais, mas não respondem aos clientes ou simplesmente automatizam deixando o cliente sem respostas;
- Lembre-se que você pode trabalhar a entrega rápida como um grande atrativo para sua localidade.
Engajamento da equipe
Treine com frequência sua equipe. Somente com reuniões e treinamentos diários sua equipe ficará mais conectada. Todos devem conhecer profundamente os produtos de maior margem e valor agregado. Isso permite que eles façam sugestões naturais e estratégicas aos clientes, ajudando a loja a vender produtos mais lucrativos.
Horário do comércio
O comércio de Campo Grande começa a funcionar até às 22h, a partir desta segunda-feira (09). O horário estendido segue até o dia 23 de dezembro. Aos domingos, 15 e 22 de dezembro, será das 9h às 18h.
Já os estabelecimentos localizados nos shoppings e as empresas estabelecidas em condomínios comerciais permanecem com os horários normais.
No dia 24 de dezembro e 31 de janeiro, o horário dos empregados se encerra às 16h, com exceção aos shoppings e centros comerciais e hipercenters que nesses dias encerram o expediente às 19h e às 18h, respectivamente