A Intenção de Consumo das Famílias de Campo Grande teve queda de 0,4%, ficando em 108,2 pontos. No mês anterior, o índice registrado foi de 108,7 pontos. Os dados são de acordo com pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).
Mesmo com a redução do mês passado, o índice se mantém na zona positiva, acima dos 100 pontos.
“Os consumidores estão se demonstrando mais cautelosos. O Dia das Crianças está se aproximando e a pesquisa mostra que as pessoas vão gastar menos com presentes, por exemplo. Mas, isso pode ser um alerta para as lojas para que se reinventem às necessidades do consumidor”, destacou a presidente em exercício da CDL-CG (Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande), dra. Inês Santiago.
Dos sete indicadores apurados, cinco apresentaram índice negativo. Entre as maiores variações estão o momento para duráveis (- 1,9%), seguido pelo nível de consumo atual (-1,3%) e pela renda atual e perspectiva de consumo, que mantiveram o mesmo índice, -0,8%. Os índices positivos ficaram com a perspectiva profissional (0,7%) e emprego atual (0,5%).
Em relação à situação atual do emprego, a pesquisa aponta que 53,4% dos consumidores ouvidos estão mais seguros, em comparação ao ano passado, e a maioria (64,1%) tem uma perspectiva profissional positiva para os próximos seis meses. Já em relação ao nível de consumo atual, 44,4% afirmam que está igual ao ano passado.