Um estudo conduzido pelo MelhorPlano.net revelou que Mato Grosso do Sul apresenta o desempenho mais fraco em termos de internet de banda larga na região Centro-Oeste do Brasil.
Ao analisar os quatro estados da região, Mato Grosso do Sul ficou em última posição, apresentando uma média de velocidade de download de 144,57 Mbps. Esse valor representa uma diferença considerável em relação à média nacional de 173 Mbps, evidenciando uma disparidade de 16,47% entre a velocidade do estado e a média do país.
Os dados também indicaram que, entre as capitais da região, Campo Grande, a capital do estado, teve o segundo pior desempenho em termos de internet de banda larga em 2023.
A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Campo Grande está se posicionando em relação à Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), responsável pela regulamentação do setor de telecomunicações no Brasil, para resolver os conflitos entre operadoras em relação à internet na capital. Isso porque Campo Grande enfrenta graves problemas de sinal de internet, apesar de ter sido uma das primeiras cidades a adotar o 5G.
Consumidores em diversos pontos da cidade têm reclamado do sinal nos últimos dias. Tiago Santana, engenheiro da Computação, relatou: “Trabalho exclusivamente com internet e nas últimas semanas toda vez que eu tentava acessar o sistema do meu trabalho em casa, a página sempre caía. Entrei em contato com a empresa responsável pela plataforma e eles afirmaram que estava tudo normal. Mesmo após vários dias, a situação não melhorou. Achando que o problema estava em meu plano de internet, decidi aumentar a velocidade, o que resultou em uma melhora leve”.
Já em diversos estabelecimentos comerciais de Campo Grande, o problema afetou as vendas. Anelise Dias, vendedora de roupas masculinas, comentou: “Tenho minha loja física, mas recebo muitos pedidos pela internet e WhatsApp. No último mês, muitas vendas foram canceladas porque os pedidos demoravam quase dois dias para serem registrados em nosso sistema. Como a confirmação da compra precisa ser feita pelo vendedor, isso levava ainda mais tempo, levando o consumidor a cancelar a compra”.
A CDL enviará um ofício à ANATEL, solicitando que fiscalize e resolva esse problema que não afeta apenas Campo Grande, mas todo o estado de Mato Grosso do Sul.