Em 2023, Campo Grande destacou-se como a capital brasileira com a menor taxa de desocupação

O ano de 2023 foi histórico para Campo Grande em termos de empregabilidade. No quarto trimestre do ano anterior, a taxa de desemprego recuou 0,5 ponto percentual em comparação com o trimestre anterior, chegando a 2,6%. Esse foi o menor índice já registrado na cidade desde que a PNAD Contínua começou a ser divulgada a nível de capitais em 2012.

Além disso, Campo Grande encerrou o ano como a capital com a menor taxa de desocupação do país, seguida por Florianópolis (SC) com 4,3% e Palmas (TO) com 4,7%.

“No último ano, a cidade de Campo Grande enfrentou diversos desafios, mas conseguiu se consolidar como um polo de crescimento e geração de novos negócios entre as 27 capitais do país. Em 2023, a cidade viu um aumento significativo no número de empresas ativas, com um acréscimo de 4 mil novos empreendimentos. Esse crescimento refletiu positivamente nos indicadores de empregabilidade, contribuindo para a melhoria do cenário econômico local.” Destacou Adelaido Vila presidente da CDL de Campo Grande.

Segundo a pesquisa, dos 757 mil habitantes em idade de trabalhar, 502 mil estavam na força de trabalho. A força de trabalho inclui pessoas com idade para trabalhar (14 anos ou mais) que estão empregadas ou procurando emprego. Apenas 13 mil pessoas estavam desempregadas, o menor número registrado na série histórica.

A melhora significativa nos números de emprego em Campo Grande foi muito superior à média nacional, que recuou 0,3 ponto percentual, chegando a 7,4%. Em relação a Mato Grosso do Sul, houve estabilidade na taxa de desemprego, que ficou em 4,0% no final de 2023.

No período de um ano, a taxa de desemprego em Campo Grande caiu de 3,1% para 2,6%, o que representa 3 mil pessoas a menos desempregadas na capital. Esses números colocam Campo Grande em uma posição mais favorável do que países como Canadá (5,7%), Austrália (4,1%) e Estados Unidos (3,7%).

Compartilhar:

Cookies

Ao navegar em nosso site, você pode aceitar o uso de cookies e melhorar sua experiência com toda segurança, seguindo a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.