Os consumidores brasileiros expressam uma considerável apreensão em relação à segurança de seus dados no ambiente online. Mais de sete em cada dez (71%) demonstram grande preocupação com o roubo de identidade, incluindo credenciais de acesso, e com fraudes, ultrapassando a média global registrada de 55%.
Da mesma forma, 69% afirmam estar muito preocupados com a segurança de seus dados, abrangendo vazamentos e outros incidentes de segurança, bem como o risco de download de vírus, em comparação com a média global de 53%. O roubo de conta destaca-se como uma ameaça crescente, representando 72% das fraudes digitais no Brasil em 2022, segundo dados da empresa de cibersegurança e identidade digital AllowMe, que possui um banco de dados com mais de 130 milhões de smartphones, equivalentes a 29% dos dispositivos digitais em uso no país, conforme pesquisa recente da FGV (Fundação Getulio Vargas).
A obtenção não autorizada de acesso às contas ocorre por meio de dados vazados, golpes de engenharia social e o auxílio de programas maliciosos, também conhecidos como malwares. Esse aumento nas fraudes acontece em um cenário de crescente utilização de tecnologias digitais pelos consumidores no cotidiano, impulsionado pela conveniência, personalização e busca por novas experiências.
“As empresas têm respondido a essa demanda com o desenvolvimento de ferramentas de engajamento em diversas plataformas, incorporando inteligência artificial generativa para atender às expectativas dos consumidores mas todo cuidado e segurança é pouco de quando falamos do mundo digital, ainda mais no mundo atual onde tudo é feito pelo celular então se tem dúvida não faça nada sem procurar um profissional da área e para não cair em golpes digitais.” Destacou o presidente Adelaido Vila.
“ No meio do ano de 2023, eu sofri um roubo de dados de banco e redes sociais onde se passavam por mim e bloquearam todas as minhas contas para eu não ter acesso tive que fazer um boletim de ocorrência. Foi um sufoco começaram a se passar por mim e entrei em desespero fiquei um dia e meio sem poder acessar as minhas contas e redes sociais por roubo via link.” Ressaltou Evelyn da Silva
O uso de novas ferramentas digitais oferece oportunidades para as empresas expandirem sua presença em diversos canais, criando novas experiências de marca. Esses esforços possibilitam que as empresas coletem mais dados, identifiquem insights inovadores, testem produtos e respondam rapidamente às mudanças no mercado.
Surpreendentemente, a maioria dos consumidores brasileiros (67%) está disposta a compartilhar dados para obter uma abordagem personalizada das marcas com as quais mantêm relacionamento. A mesma proporção demonstra disposição para compartilhar seus dados em troca de produtos e serviços mais acessíveis. Adicionalmente, 61% estão dispostos a compartilhar dados para usufruir de uma experiência online customizada.