Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Setenta por cento dos pequenos negócios no Brasil mantêm presença em redes sociais.

Sete em cada dez pequenos negócios no Brasil mantêm perfis em redes sociais, com o Instagram (64%) liderando como a plataforma favorita dos empreendedores, conforme revelam os dados do estudo “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, conduzido pelo Sebrae. O Facebook ocupa o segundo lugar como a rede mais popular (41%), seguido pelo LinkedIn (6%), TikTok (3%), YouTube e X (antigo Twitter), ambos com 2%, e Kwai (1%).

A pesquisa ressalta que os serviços mais amplamente oferecidos nas páginas dos pequenos negócios incluem catálogo de produtos e um canal para contato por meio do serviço “Fale Conosco”. Além disso, em muitos desses perfis, é possível realizar reclamações (40%), verificar preços (36%), fazer solicitações de reservas (34%) ou personalizar produtos (30%).

“O mundo contemporâneo é digital. Essa percepção está intrinsecamente ligada à transformação em curso no capitalismo, que abandona a era da Revolução Industrial e o modelo fordista, no qual poucos acumulavam riquezas às custas de muitos, e passa a descentralizar os meios de produção. Portanto, a presença digital tornou-se crucial para empresas de todos os tamanhos e setores, especialmente para os pequenos negócios”, destaca o presidente Adelaido Vila.
Em Campo Grande a vendas em redes estão mais concentradas no Instagram e WhatsApp.

Pedro Fernandes, proprietário da papelaria Shoptudo, compartilha que teve que expandir sua equipe para lidar especificamente com as vendas por aplicativo. Ele destaca o aumento significativo nas vendas pelo WhatsApp e a necessidade de contratar mais dois funcionários, totalizando cinco dedicados exclusivamente ao digital. Essa abordagem permite que os clientes enviem suas listas, e a equipe separa os itens, proporcionando uma experiência mais rápida e eficiente.

Compartilhar:

Cookies

Ao navegar em nosso site, você pode aceitar o uso de cookies e melhorar sua experiência com toda segurança, seguindo a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.