Destaque do Varejo 2023″, promovido pela CDL-CG (Câmara de Dirigentes Lojistas) foi marcado por muitas realizações e sorrisos. Na noite da última terça-feira (7) foi dia de homenagear aqueles que entregam muito além do que apenas produtos e serviços, entregam qualidade e compromisso com o cliente.
A solenidade aconteceu na Câmara Municipal, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Carlão; vereador Willian Maksoud; e o secretário-adjunto da Semadesc, Walter Carneiro Junior, representando o governador Eduardo Riedel.
A abertura foi feita pela presidente da FCDL-MS (Federação da Câmara de Lojistas de Mato Grosso do Sul), dra. Inês Santiago. Em sua fala, ela rasgou elogios ao comércio varejista e destacou a importância do segmento para a economia.
“Este é um momento especial em que reconhecemos o esforço, a renovação e a dedicação que tornam o varejo um setor dinâmico. As empresas destaques exemplificam valores em um ano pós-pandêmico e seguido de duas guerras que impactam nossas vidas. O varejo precisou se adaptar, inovar, para atender as demandas que estão em evolução”, destacou.
Inês pontua que ainda faltam representantes no legislativo estadual, municipal e federal para lutar pelas causas do varejo.
“Apesar de sermos um conglomerado gigantesco de empresas, ainda não temos representantes do nosso setor no legislativo municipal, federal e estadual. Só com quem conhece nossas dores, iremos avançar em nossas pautas e ocupar merecidamente o nosso lugar de destaque”, defendeu.
A representante das federações também foi homenageada. Ela é a primeira mulher a ser presidente da entidade. Tem uma história de superação, vendendo limão na infância para dar continuidade aos estudos. Durante seu trabalho na FCDL-MS conquistou a atenção do senado com a MP (Medida Provisória) 936, que permite que o governo amplie o período de redução de jornada e suspensão de contrato de trabalhos.
O presidente da CDL, Adelaido Vila, foi o anfitrião do evento. Também elogiou os que fazem a roda da economia girar e expressou gratidão a todos os presentes e aos 6,2 mil associados.
“Quero dizer da minha imensa alegria em estar aqui. É um momento de reconhecimento das pessoas que fazem a diferença na nossa cidade, no setor produtivo. Somos o elo de ligação entre os setores da economia. O setor varejista é o grande protagonista da nossa economia. É o setor que contrata primeiro emprego, que faz inclusão social, que distribui renda”, ressaltou.
O presidente também aproveitou para lembrar do momento difícil em que o varejo atravessou durante a pandemia.
Campo Grande tem 130,8 mil lojas ativas, segundo a Receita Federal. Deste total, 108 mil são de comércio e serviços. Os números demonstram a pujança do setor para a economia local.
Conforme dados do Caged, no acumulado deste ano foram gerados 7.227 empregos formais, sendo 3.341 apenas no setor de serviços. Indústria e construção criaram juntos 2.274 novos empregos. No comércio houve a criação de 1.070 vagas, enquanto a Agropecuária gerou 542 novos postos.
Premiação
O primeiro a ser premiado foi o presidente da Câmara, vereador Carlão; e em seguida Walter Carneiro. A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes também foi homenageada.
Além deles também foram premiados com um troféu o Jornal O Estado; Mercadão Municipal; Hub Odonto; Prosa Cervejaria; Sistema 67 Prime; Pátio Central Shopping; B. De Paula; TV Morena; lojas Pernambucanas.
TV Record MS; lojas Gazin; Beco Acessórios; Manura Churrascaria; Cantina Masseria; grupo Mixturô; Casa do Led; Elétrica Zan; Deville; Casa das Cores; Santa Rita Decor.
Djalma Santos é proprietário da Beco, e elogiou a iniciativa. “Muito bacana. Motiva a gente a continuar trabalhando, é alguém que está olhando por nós. Em algum momento mesmo que com dificuldade, consegue prestigiar, colocar em destaque e dar um pouco de esperança e reconhecimento para nós que estamos nessa luta todo dia”.
O proprietário da Sistema 67, Pedro Targino, destacou a importância da iniciativa da CDL.
“Esse prêmio não só representa a luta de todo varejista, mas também a união e a força para identificar os companheiros do mercado de trabalho. Isso é muito importante, abre portas, abre uma nova visão. O Adelaido afrente da CDL está fazendo um trabalho fantástico. Ele está de parabéns, vem a agregar muito, não só para a categoria mas também para o crescimento da Capital”, elogiou.
Também foram homenageados: O Boticário; Esccom Contabilidade; Sacaria Beira Rio; Colégio Status; Fazenda Churrascada; Sebrae; Fecomércio; Jattivasos; Fernando Soares; Águas Guariroba; Energisa; Dijan de Barros; José Marques; Amas; Mix Cosméticos; Passaletti; e Pedaço da Pizza.
Mérito Lojista
Na ocasião, a CDL também lançou a volta do “Mérito Lojista” em parceria com a Fecomércio, que consiste em homenagear as melhores empresas escolhidas pelo povo. É um tipo de pesquisa feita entre os consumidores para poder eleger os estabelecimentos destaques.
O projeto esteve parado por pelo menos 7 anos e, em 2024 retorna trazendo muita expectativa para o varejo.
Confira fotos do evento clicando no link abaixo: