Entre os brasileiros que pretendem comemorar o Réveillon 2019, mais da metade, ou seja 54%, querem usar roupa nova, é o que aponta pesquisa realizada pela CNDL – Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e o SPC Brasil.
A pesquisa também aponta que a cor preferida para a data é o branco, sendo a resposta de 37% dos entrevistados. Além de o branco ser a cor predominante, parte dos brasileiros fará simpatia para entrar em 2020 com mais dinheiro.
Para o presidente da CDL CG – Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande, Adelaido Vila, o desejo e a esperança de um ano melhor geram boas expectativas. “As pessoas querem fazer sua parte para trazer boas vibrações ao ano que se inicia. Para nós lojistas é mais uma oportunidade de boas vendas e de aquecimento da economia”.
Adelaido ressaltou que a pesquisa aponta uma média de gasto de R$320,00, por pessoa. “É uma boa estimativa. Um valor razoável e que fará a diferença para o nosso comércio. Apesar de muitos não terem se decidido quanto aos valores, já podemos avaliar de forma positiva a movimentação para o Réveillon”.
De acordo com a presidente da FCDL MS – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul, Inês Conceição Santiago, a pesquisa é de suma importância. “São dados que mostram a reação do mercado. Vemos os consumidores se preparando para a virada do ano. E, essa expectativa de compras traz um novo vigor ao nosso comércio”.
Inês reforça que este movimento deve impulsionar o comércio. “As compras para o Ano Novo certamente farão a diferença para os nossos lojistas”.
Pesquisa
A roupa nova e as cores escolhidas remetem ao simbolismo da época e ao desejo de um ano novo cheio de esperanças.
Branco, tradicional para o Réveillon, segue como a preferência. Entre os entrevistados que declaram que vão celebrar a noite de 31 de dezembro, 37% afirmaram que vão usar o branco na noite da virada. Desejando a tranqüilidade e confiança no futuro, 8% dos entrevistados vão optar pelo azul. E, 6% querem para a noite da virada a simbologia do dinheiro no amarelo. As cores vermelha, preta, rosa e dourada seguem com 3% cada.
Metodologia
A pesquisa da CNDL e SPC Brasil pode ser vista na íntegra pelo link https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas.
Foram ouvidas inicialmente 686 pessoas, nas 27 capitais brasileiras, de forma a identificar o percentual de quem pretendia ir às compras no Natal e, depois, a partir de 600 entrevistas, investigou-se em detalhes o comportamento de consumo.
Destaca-se que a margem de erro é de 3,7 e 4,0 p.p, respectivamente, com intervalo de 95% de confiança.