O prefeito da Capital Marquinhos Trad se comprometeu a atender comerciantes e empresários com investimento de publicidade e limpeza do Centro, que passa por obras do Reviva Centro, na implantação de iluminação pública no Polo Industrial Oeste Indubrasil e na elaboração de um cronograma de obras para a recuperação da avenida Bandeirantes. As pautas foram apresentadas ao chefe do executivo municipal pelo presidente da CDL/CG (Câmara de Dirigentes Lojistas), Adelaido Vila, acompanhado de diretores e comerciantes na sede da entidade. A presidente da FCDL/MS, Inês Conceição da Silva, também participou da reunião. Foi apresentado um plano de mídia e ação para publicidade do comércio no centro. O prefeito Marquinhos garantiu que irá empenhar 3% do valor da obra na publicidade, que estava previsto no contrato inicial.
Com o impacto das obras do Reviva Centro e da crise econômica, uma pesquisa divulgada pela própria CDL Campo Grande apontou que no período de 2016 a 2019 cerda de 1,5 mil empresas encerrara suas atividades na região central. O levantamento mostra ainda que estes fechamentos resultaram na demissão de 7,5 mil trabalhadores.
“Sabemos da importância desta obra e qual o legado será deixado, mas hoje os comerciantes sofrem com os impactos da obra, como sujeira, dificuldade de locomoção, falta de estacionamento. Todos estes fatores recaem sobre o faturamento das lojas e muitos comerciantes estão precisando fechar suas portas”, explica Adelaido.
A solicitação da CDL Campo Grande para amparar os comerciantes foi a liberação de recurso para publicidade previsto em contrato, isenção de impostos e tributos e a limpeza da obra. O prefeito se comprometeu a atender as reivindicações e liberar o valor de até R$ 1,47 milhões em publicidade para a região central e notificar a empreiteira sobre a limpeza dos canteiros.
“Percebemos uma disposição muito grande por parte do prefeito no sentido de atender as demandas, e hoje a gente sai daqui com um pacto fechado de colaboração mútua”, afirmou Adelaido.
Outra pauta da reunião foi o pedido da CDL Campo Grande para a instalação de iluminação pública do Polo Industrial Oeste Indubrasil. De acordo com o presidente do Conselho de Segurança do Polo, Ivan Bolandine da Silva, a região e trabalhadores sofrem por falta de segurança e infraestrutura desde a inauguração. O prefeito Marquinhos Trad afirmou que o pedido envolve a Energisa e o Governo do Estado, mas que fará a interlocução para auxiliar na demanda.
Por fim, a CDL Campo Grande ainda solicitou a Prefeitura a elaboração de um cronograma para a realização das obras de revitalização da avenida Bandeiras, para que com isso os comerciantes sofram menos impactos durante as obras.
“Nossa preocupação é que o comerciante esteja preparado para esse período e sabia como ocorrerá cada etapa da obra. Aprendemos com as obras do Reviva Centro e da rua Brilhante, e para não repeti-las precisamos nos preparar”, comentou Adeleido.
Marquinhos solicitou ao seu secretariado uma cadeira para que os comerciantes possam participar e apresentar soluções dentro das discussões entre o executivo e a empreiteira para a elaboração da obra. A criação de um cronograma que atenda às necessidades dos empresários foi firmada pelo prefeito, assim como uma parceria para a realização de um feirão de vendas para que os comerciantes possam ter uma reserva financeira para o período de execução da obra.