Em 2018, mais de 110 milhões de brasileiros pretende ir às compras para presentear no Natal e a média por presente não deve passar de R$ 116. Esta é a expectativa apresentada pela pesquisa realizada pela CNDL/ SPC Brasil.
Além disso, a pesquisa apontou que os principais locais de compras serão as lojas de departamento, internet e shopping center. E, a maioria dos consumidores pretendem efetuar a compra pagando a vista.
De acordo com a CNDL/ SPC Brasil, a previsão é que o Natal movimente R$ 53,5 bilhões na economia. Apesar da lenta recuperação econômica do país e seguindo o mesmo patamar de 2017 no quesito de valores, a tradição em presentear promete contribuir com o aquecimento das vendas do varejo.
Para Adelaido Vila, presidente da CDL CG – Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande, mesmo os números sendo semelhantes aos do ano passado, a expectativa de superação da crise é boa. “Os consumidores querem presentear seus familiares e amigos, mesmo que sejam com as famosas lembrancinhas. Por isso, a tradição acaba falando mais alto e isso nos traz uma grande expectativa de que haja um aquecimento da economia local”.
Pesquisa
A pesquisa realizada pela CNDL/ SPC Brasil aponta que espera-se que mais de 110,1 milhões de consumidores presenteiem alguém neste Natal. Isso representa cerca que 72% dos brasileiros planejam adquirir presentes natalinos. Entre os entrevistados, apenas 9% declararam que não vão presentear, destes, 26% disseram que não gostam ou não tem costume, 23% por estarem desempregados e 17% por estarem sem dinheiro. Ainda não se decidiram 19%.
Mesmo o cenário nacional não se mostrando favorável, a pesquisa reforça o porquê a data é a mais aguardada do ano para os comerciantes, trazendo uma expectativa de crescimento e aquecimento para a economia.
Metodologia
Com 95% de confiança e considerando a margem de erro de 3,5 e 4,0 p.p, a pesquisa realizada pela CNDL/ SPC Brasil ouvi 761 pessoas, nas 27 capitais para identificar o percentual de quem pretendia ir às compras no Natal. Depois, a partir de 607 entrevistas, investigou-se em detalhes o comportamento de consumi para essa época do ano.