Prefeita atende à solicitação dos varejistas, representados pela CDL e sanciona a lei do estacionamento

Após meses de discussão e cobranças por parte da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), no dia 9 de abril, os vereadores decidiram aprovar o Projeto de Lei nº 11.295/24, que concede à prefeitura a autorização para avançar com a concessão visando a operação de um sistema de estacionamento rotativo pago nas ruas do município de Campo Grande.

A Prefeita Adriane Lopes através da Prefeitura Municipal de Campo Grande sancionou na última terça-feira (30) a lei que autoriza nova concessão do serviço de estacionamento em Campo Grande para a iniciativa privada. A legislação é a nº 7.234, de 29 de abril deste ano. Segundo a prefeita ela prevê o máximo de 6,2 mil parquímetros no Centro e também leva o serviço aos bairros onde houver concordância dos comerciantes e moradores.
O contrato com a prefeitura poderá ser de 12 anos, segundo a norma, com a possibilidade de ser prorrogado por mais 12 anos, no máximo.

Valores: No que se refere aos valores, está prevista a abertura de uma licitação para selecionar e contratar uma empresa interessada. Conforme estabelecido na lei, o contrato deve incluir o pagamento mensal de um percentual sobre o valor dos créditos utilizados pelos motoristas e motociclistas à Agetran (Agência Municipal de Trânsito) e Agereg (Agência Municipal de Regulação). Os recursos recebidos pelo Município provenientes dessa empresa poderão ser destinados ao subsídio do transporte coletivo da Capital, além de serem investidos em obras como a reforma de terminais de ônibus.

O presidente da CDL, Adelaido Vila, expressou gratidão: “Me sinto grato, pois foi uma discussão que estamos travando há dois anos. Era uma situação difícil para o cliente e para o próprio lojista. Nos horários de pico, já não havia onde estacionar. Com a lei agora sancionada, ficamos mais aliviados, pois isso vai ajudar o centro da capital a nossa economia girar, assim fazendo os clientes e lojistas ficarem satisfeitos e fazer nosso coração de Campo Grande expandir.”

Há dois anos, o Centro de Campo Grande enfrenta uma situação delicada: a ausência da cobrança de estacionamento rotativo. Uma pesquisa realizada pela CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) em fevereiro entrevistou mais de 500 pessoas e 54% da população deixam de consumir na área central justamente pela ausência de vagas para estacionar.

Para quem usa, a taxa cobrada para estacionamento por hora foi estipulada em R$ 4,40 em estudo técnico já realizado pela prefeitura. O valor só será confirmado quando houver assinatura do contrato, no entanto.