A renda habitual média dos brasileiros aumentou em 3,1% de 2022 para 2023

Um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela um aumento de 3,1% na renda média habitual dos trabalhadores brasileiros em 2023 em comparação com 2022.

Em janeiro de 2024, a estimativa mensal avançou para R$ 3.118. O estudo também destaca que, no segundo trimestre de 2023, a renda média ultrapassou os níveis pré-pandemia pela primeira vez, com um aumento de 0,6%, e no quarto trimestre de 2023, o crescimento foi de 2,1% em relação ao mesmo período de 2019.

“O rendimento habitual é a remuneração mensal recebida por empregados, empregadores e trabalhadores por conta própria, sem incluir pagamentos extraordinários ou descontos esporádicos, ou seja, excluindo valores que não são recorrentes.” Destacou Adelaido Vila presidente da CDL.

Os maiores aumentos na renda foram observados nas regiões Norte e Nordeste, entre os trabalhadores de 40 a 59 anos com ensino médio completo. Por outro lado, os trabalhadores com no máximo o ensino fundamental completo tiveram queda na renda, principalmente os residentes no Sul e Centro-Oeste, os maiores de 60 anos, homens e chefes de família. Além disso, as mulheres apresentaram um crescimento interanual maior do que o dos homens em todos os trimestres de 2023.
No setor privado, os empregados sem carteira tiveram o maior crescimento interanual da renda, seguidos pelos trabalhadores autônomos, enquanto os trabalhadores do setor público e com carteira assinada também registraram aumentos.

Compartilhar:

Cookies

Ao navegar em nosso site, você pode aceitar o uso de cookies e melhorar sua experiência com toda segurança, seguindo a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.