Campo Grande ganha força no comércio internacional

Campo Grande tem se destacado no cenário do comércio internacional, movimentando mais de U$ 930 milhões em importações e exportações ao longo do ano de 2023.

Os principais destinos das exportações foram o Chile, Estados Unidos e Argentina, representando conjuntamente 44% do total exportado pela capital sul-mato-grossense. Enquanto isso, as principais origens das importações foram a China, Canadá e Estados Unidos, responsáveis por 62% das compras realizadas.

Em agosto de 2022, foi inaugurado o Escritório Internacional CGR Business, que já recebeu aproximadamente 100 empresários de diversas áreas produtivas e de diferentes países.

O Presidente da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Adelaido Vila, explica que o principal objetivo do Escritório Internacional é conectar a Capital aos mais relevantes centros de desenvolvimento político e econômico globais. “Nos últimos 2 anos, o foco tem sido agregar valor aos produtos e serviços de Campo Grande, além de internacionalizar o pensamento do empresariado local, visando visualizar novas oportunidades proporcionadas pelo Corredor Bioceânico e outras opções de RILAs”. Destacou.

No último ano, o CGR Business recebeu autoridades de diversos países, como Chile, Paraguai, Bolívia, Argentina, Itália, Canadá, Japão, Luxemburgo, Malta, Bélgica, Suécia, Croácia, Dinamarca, Portugal, República Tcheca, Lituânia, Chipre e Polônia. Além disso, foram realizadas visitas de representantes de Israel, Tailândia, Venezuela, EUA, Costa do Marfim e da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático).

Como ponto central da Rota Bioceânica, Campo Grande participou, em novembro do último ano, da III Expedição Rila, com o objetivo de demonstrar a viabilidade econômica do transporte de produtos e insumos. Mais de 100 membros do poder público federal, estadual e municipal, além de empresários e acadêmicos, percorreram o Chaco Paraguaio, o Norte Argentino e o Norte do Chile, identificando desafios e elaborando estratégias para o protagonismo de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul nesse processo.

Compartilhar:

Cookies

Ao navegar em nosso site, você pode aceitar o uso de cookies e melhorar sua experiência com toda segurança, seguindo a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.