O comércio de Campo Grande poderá ter lojas abertas no dia 26 de agosto, em 2023 no aniversário de 124 anos Campo Grande. A autorização faz parte da Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande (Sindivarejo CG), Fecomércio MS e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande.
Para isso, os comerciantes precisam cumprir as formalidades junto ao Sindicato dos Empregados. As empresas que pretendem abrir precisam informar em até cinco dias antes ao sindicato, por escrito e com protocolo, além de pagamento de R$ 20,00 por empregado, ficando isento quanto aos empregados e empresas contribuintes aos sindicatos.
“Para cada dia trabalhado o empregado fará jus a uma folga compensatória, a ser concedida preferencialmente na semana seguinte e no intervalo máximo de 15 dias. Já os empregados contribuintes do sindicato laboral terão direito a uma indenização equivalente a 7% do valor do piso salarial pelo dia trabalhado”, explica o gerente de relações sindicais da Fecomércio MS, Fernando Camilo.
De acordo com o presidente da CDL-CG, a data para o varejista de ser positiva, em razão do ambiente festivo que Campo Grande vive em cada 26 de agosto. “Um momento da família campo-grandense, que tem inclusive o momento simbólico do desfile, de todos nós prestarmos as nossas homenagens a essa terra tão linda. Tanto no dia do aniversário da cidade, quanto nas vésperas, a atmosfera é outra, e com certeza isso reflete positivamente na nossa economia local”, destaca Adelaido Vila, representante da instituição que representa a luta do Varejo na Capital.