Realizado em todo o Mato Grosso do Sul, pela Federação das CDLs de MS, o Dia Livre de Impostos, que aconteceu na última quinta-feira (25), em sua quinta edição, foi um sucesso.
Um dia de conscientização ao consumidor acerca da alta carga tributária brasileira, que contou com a participação de mais de 600 lojistas e três Shoppings.
Um movimento de grande importância, onde os consumidores puderam perceber, ao final de suas compras, o peso dos tributos.
Com uma vasta agenda, a presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul, Inês Santiago, iniciou o dia com entrevistas e coletivas a vários veículos de comunicação da Capital, visitou empresas e compareceu a três Shoppings, que aderiram ao movimento.
A campanha DLI com o seu mascote, nominado Impostossauro, é o gigante que se alimenta dos Impostos, e na edição deste ano apareceu ainda mais opulento.
O Impostossauro visitou os estabelecimentos dos nossos parceiros e fez muito sucesso entre adultos e crianças e o mais importante, de uma forma lúdica, trouxe conscientização sobre as altas cargas tributárias.
Ao fim do dia, em uma solenidade, que contou com a presença de autoridades e apoiadores, Inês agradeceu a parceria de todos e ressaltou a importância deste dia. “A edição DLI 2023 foi um grande sucesso, com a adesão de mais de 600 lojistas e três shoppings da capital. É muito importante chamar a atenção do consumidor para essa pauta que encurta seu poder de compra e ainda trava o desenvolvimento das nossas empresas” ressaltou.
O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas e secretário municipal da Sidagro, Adelaido Vila, colocou que, “esse é um momento de reflexão, onde o consumidor tem a oportunidade de entender que grande parte do ele paga pelo produto, não fica com o lojista, mas sim é arrecadado pelos governos.” E acrescentou, “hoje colocamos em pauta que esse imposto possa ser pago de forma mais humanizada, com uma distribuição mais coerente e que isso faça a diferença na vida das pessoas.”
Além do secretário Adelaido Vila, o evento contou com a presença do diretor presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes, diretor geral da Rede Mato-grossense de Televisão, Nicomedes Silva Filho, subsecretário do Procon, Cleiton Thiago Pereira, dentre outros.
Com imensa gratidão Inês Santiago manifestou sua satisfação. “Estamos muito felizes com esse resultado, agradeço a todos os nossos parceiros e apoiadores, além de todos os lojistas que arcaram com as despesas desses tributos para que nós pudéssemos hoje realizar esse movimento de conscientização,” finalizou.