Estamos em 2024 e, juntamente com este novo ano, surgem diversas tendências digitais que prometem moldar o comportamento do consumidor.
Durante a NRF 2024, um dos relatórios mais aguardados do ano, elaborado pela Euromonitor International, trouxe uma análise estruturada sobre o consumidor digital. Uma das principais tendências para este ano é a busca por uma experiência de e-commerce mais intuitiva e personalizada. Os consumidores, cada vez mais exigentes, anseiam por uma jornada de compra fácil e agradável.
“O presidente Adelaido Vila enfatizou a importância do evento NRF, salientando que cada edição revela as tendências e a relevância anual. Ele ressaltou que, diante das constantes mudanças nos meios digitais, as palestras sobre tendências digitais são cruciais para compreendermos como nos consolidar no varejo brasileiro.”
Para atender a essa demanda, as empresas devem investir em tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, para personalizar a experiência de cada cliente. Isso pode ser alcançado através de recomendações de produtos, ofertas personalizadas ou atendimento ao cliente automatizado.
A “TikTok Economy” também ganha destaque, sendo uma das plataformas de mídia social de crescimento mais rápido no mundo. Tornou-se crucial para as empresas que visam atingir o público mais jovem. Utilizar o TikTok torna-se um canal ideal para criar campanhas orgânicas, criativas e envolventes, compartilhando vídeos de produtos, tutoriais e conteúdo relevante para o público-alvo.
O comportamento do consumidor está sendo moldado pela ansiedade econômica e digitalização, impulsionando a busca por economia online. Nesse cenário, a “Recommerce 2.0” destaca-se, evoluindo devido à digitalização, preocupações com sustentabilidade e pressões financeiras. Empresas devem estar preparadas para atender à crescente demanda por produtos de segunda mão, seja por meio da criação de um marketplace de produtos usados ou oferecendo serviços de revenda.
Outra tendência importante é a “Revamped Returns”. Uma experiência de devolução de produtos sem complicações torna-se crucial para a estratégia de lealdade do cliente de um varejista. Os consumidores esperam facilidade e rapidez ao devolver produtos indesejados, sem encargos ou burocracias. Empresas devem investir em processos de devolução eficientes e amigáveis ao consumidor, como a oferta de devolução gratuita, devolução na loja ou devolução por meio de serviços de entrega.