Com a redução dos feriados em dias úteis, 2024 se apresenta como um ano menos oneroso para os comerciantes. O calendário favorece o setor, uma vez que há menos feriados nacionais coincidindo com os dias de trabalho, resultando em despesas menores para os varejistas ao abrirem suas lojas em ocasiões festivas.
Segundo o Presidente da CDL Adelaido Vila “Contrariamente ao que se poderia pensar, a abertura em feriados tem um impacto negativo no comércio, representando prejuízos. Isso se deve ao fato de que nem sempre o funcionamento durante esses dias especiais resulta em um aumento proporcional nas vendas e vale ressaltar que Campo Grande tem o setor de hotelarias e gastronomia que são setores que ajuda na econômia local .ressaltou”
De acordo com os cálculos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), estima-se que as perdas decorrentes da abertura nos feriados de 2024 alcancem a cifra de R$ 27,92 bilhões. Esse montante representa uma redução de quase 4% em comparação com o registrado em 2023, quando o prejuízo atingiu R$ 28,99 bilhões.